O que pode ser considerado como emergência ambiental?
Acidentes (ou ameaças destes) que resultem em malefícios ao ambiente são considerados emergências ambientais.
Estes acidentes podem ser procedentes de atividades que envolvam a indústria, as minerárias ou mesmo o transporte de resíduos perigosos realizados de forma inadequada, bem como a infraestrutura precária dos ambientes em que tais produtos perigosos são descartados, havendo o risco de contaminação.
Vazamentos ou derramamentos de produtos químicos ou considerados como parte da classe dos produtos perigosos, tombamento ou colisões dos veículos de transporte desses produtos, explosões diversas, rompimento de invólucros e barragens industriais de mineração ou de abastecimento, são considerados exemplos de acidentes que resultam em emergências ambientais.
O papel da equipe multidisciplinar no atendimento às emergências
A equipe disciplinar é composta por profissionais dos setores de segurança, da saúde e do meio ambiente, da manutenção, do desenvolvimento e aplicação de projetos, de administração, além de uma equipe que estuda e determina a qualidade ambiental.
Essa equipe tem como objetivo colocar em prática um plano de contingência e intervir no caso de acidentes ambientais.
Além disso, a equipe trabalha incessantemente nos estudos e avaliações para poder, de alguma maneira, agir de forma pró ativa na antecipação de quaisquer sinais de acidentes, bem antes que estes se tornem ameaças ao meio ambiente.
Entre os profissionais que formam essas equipes estão os químicos, biólogos, geólogos, engenheiros, diversos profissionais da área de segurança e da saúde.
Os profissionais destas equipes passam por cursos de capacitação regulares que mantêm atuais suas habilidades para a contenção dos danos que tais acidentes ambientais possam vir a causar.
Como é feita a limpeza dos resíduos perigosos
Os resíduos perigosos são aqueles que, como estabelecido pela MBR 10.004 da ABNT, apresentam características como reatividade, toxicidade, patogenicidade, inflamabilidade, corrosibilidade, entre outros, que oferecem risco ao meio ambiente e aos seres vivos que nele habitam. Os resíduos de Classe I (perigosos) são os que mais impactam negativamente o meio ambiente e, portanto, o processo de limpeza, drenagem e destinação final desses resíduos deve ser feito com o maior cuidado possível, desde o manuseio até o descarte.
A primeira providência tomada pela equipe multidisciplinar é analisar e caracterizar a extensão do prejuízo que o acidente ambiental possa ter causado.
Destinação final dos resíduos
Há vários tipos de aterros para os diversos tipos de resíduos resultantes dos acidentes ambientas.
-
Resíduos químicos: são descartados em aterros industriais (das classes I e II), na destruição térmica em fornos de concreto (processo chamado de co-processamento) ou destinados à incineração para sua destruição total.
-
Resíduos biológicos: são descartados por meio da utilização de autoclaves ou micro-ondas especializados.
-
Resíduos comuns: aterros sanitários, os quais não contaminam o solo ou os lençóis freáticos.